

SOBRE A SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES DE MINAS GERAIS

“Fundada no espiríto do crescimento dinâmico, justiça social e busca intelectual.”
Filiada à International Diabetes Federation (IDF), a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), é uma associação civil, sem fins lucrativos, com número ilimitado de sócios, fundada em dezembro de 1970. Tem como membros, médicos e profissionais de saúde com interesse em diabetes mellitus.
NOSSA FILOSOFIA
01
02
/ MISSÃO
01
Contribuir sempre para a prevenção e tratamento adequados do diabetes, disseminando conhecimento técnico-científico entre médicos e profissionais de saúde, conscientizando a população a respeito da doença, melhorando a qualidade de vida das pessoas com diabetes e colaborando com o Estado na formulação e execução de políticas públicas voltadas para a atenção correta dos pacientes diabéticos e para a prevenção do diabetes.
/ VISÃO
02
Ser reconhecida nacional e internacionalmente como uma instituição-referência e um centro de saber e informação em diabetes, orientada por princípios de ética e transparência e por uma conduta médica e social desvinculada de qualquer interesse pessoal, financeiro ou corporativo.

NOSSA HISTÓRIA
01
/ NOSSA ORIGEM
Em 1989, após o termino do seu mandato junto à SBEM-MG, o Dr. Rosalvo Reis foi indicado pelo Dr. Armando de Aguiar Pupo (SP), presidente da SBD, para ser o primeiro delegado da entidade em Minas Gerais, cargo que ocupou até 1995. Tão logo tomou posse no cargo, Dr. Rosalvo estruturou a SBD-MG como uma Regional, criando os cargos de vice-presidente, tesoureiro, secretário geral, segundo secretário e representante junto às revistas. Com a equipe formada, realizou-se em 1994, na cidade de Montes Claros (MG), o I Congresso Mineiro de Diabetes, promovido pela SBD-MG com apoio da SBEM-MG e com a presença do presidente eleito da SBD Dr. Thomaz Porto Cruz (BA).
Em 1995, tendo como presidente da SBD o Dr. Antonio Roberto Chacra (SP), foi indicada para delegada da SBD-MG a Dra. Jane Reis de Carvalho, e em 1997 assumiu o cargo o Dr. Antonio Rodrigues Ferreira. Neste ano, foi realizado o II Congresso Mineiro de Diabetes e o VI Simpósio Aulo Pinto Viégas para Diabéticos, nas dependências da Associação Médica de Minas Gerais.
Em 1999, assumiu a presidência da SBD-MG a Dra. Maria Regina Calsolari e foi realizado o III Congresso Mineiro de Diabetes e Metabolismo juntamente com o VII Simposio Aulo Pinto Viégas para Diabéticos e o I Simpósio Implicações Cardiovasculares e Metabólicas da Resistência Insulínica do Hospital Socor, que contaram com a presença dos colegas Drs. Guilherme Burlando (Argentina), Dra. Graciella Fuente (Argentina), Dr. Ian Campbell (Escócia) e dos brasileiros Dr. Amélio Fernando Godoy de Matos (RJ), Dr. Cláudio Elias Kater (SP), Dr. Francisco J. Freire (AL), Dr. Giuseppe Repetto (RS), Dr. Marcos Tambascia (SP), Dr. Mario Jorge Abdalla Saad (SP), Dr. Maurício Barbosa Lima (RJ), Dr. Raimundo Sotero (SE), Dra. Rosa Ferreira Santos (SP), Dr. Severino A. Farias (BA), Dr. Thomaz Porto Cruz (BA) e Dr. Walter A. Menicucci (SP), além de também importantes conferencistas mineiros.
/ OBJETIVO
02
O site SBD-MG tem como objetivo a integração entre os colegas da capital e do interior para o compartilhamento de informações e idéias que possam contribuir para a melhoria do atendimento aos diabéticos em nosso Estado. Representa um veículo a ser utilizado por todos os envolvidos no manejo do diabetes, de forma de que todos depende sua manutenção e sua utilidade.
/ INTEGRANTES DA DIRETORIA
03
A diretoria da SBD-MG do biênio de 2016/2017 tem como integrantes a Presidente Dra. Maria José Oliveira Sieiro, CRM MG 11196, Vice Presidente Dra. Patrícia Amaral Fulgêncio da Cunha Menezes, Diretores Científicos Dr Daniel Dutra Romualdo da Silva e Dr Rodrigo Nunes Lamounier, 1ªTesoureira Dra. Júnia Maria de Oliveira Cordeiro, 2ªTesoureira Izabela Sena, 1ª Secretária Beatriz Diniz Gabriel, 2º Secretária Debora Cristina Jubilini.
